As pesquisas tem por objetivo realizar diagnósticos institucionais, referenciados na abordagem teórica da Psicanálise e da Crítica Social do Trabalho, e propostas de práticas de trabalho com base na aplicação de instrumentos criados e validados pela nossa equipe de pesquisadores.
São projetos em diferentes temas como saúde do trabalhador, patologias e adoecimentos, riscos e danos psicossociais e violência no trabalho:
• Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais – PROART
Utiliza como fatores de diagnóstico: a organização do trabalho, estilo de gestão, sofrimento patogênico e danos psicossociais.
• Protocolo de Atos de Violência no Trabalho
Investiga os atos de violência a partir da análise de três fatores: a humilhação, a descriminação e a intimidação
• Protocolo de Análise das Práticas de Gestão, Patologias e Adoecimento
Propõe como fatores diagnósticos: o discurso e prática de gestão, as patologias do laço social e os sintomas de adoecimento
• Análise Clínica do Trabalho
Utiliza entrevistas individuais, coletivas e espaços de discussão para o diagnóstico do circuito organização do trabalho-sofrimento-defesas-mobilização coletiva e seus efeitos sobre os diferentes tipos de adoecimento.
• Observatório de Saúde do Trabalhador
É caracterizado pela realização de pesquisa em fluxo contínuo, utilizando diferentes técnicas de coleta e análise de dados. São aplicadas escalas, como o PROART, as quais se associam a pesquisa clinica, que é baseada na escuta dos trabalhadores em adoecimento. Também pode ser usado análise documental, revisão de literatura entre outros.