Criado e coordenado pela Profa. Ana Magnólia Mendes (CV: https://lattes.cnpq.br/2763241614261951) desde maio de 2024, o IBRACT tem como propósito o desenvolvimento de pesquisa, formação e de práticas clinicas sobre o trabalho e o trabalhar. Atua em diferentes campos como saúde do trabalhador, riscos psicossociais, violência e assédio moral, sofrimento, burnout e estresse, psicopatologias do trabalho e adoecimentos, situações de crise e questões em geral que envolvem as relações com o trabalho.
As propostas do Instituto são fundamentados na experiência acadêmica desde 1995 na Universidade de Brasilia. Entre 2008-2018 com a fundação e coordenação de todas atividades e publicações do Laboratório de Psicodinâmica e Clinica do Trabalho, do grupo de trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, ANPEPP, da realização de diversos congressos, da orientação e formação de alunos de doutorado, mestrado, iniciação científica e estagiários em psicologia do trabalho; e entre 2018 até o momento no Grupo de Pesquisa Psicanálise e Critica Social do Trabalho e no projeto Clinica Com Trabalhadores realizado no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos, CAEP.
Ainda são referenciadas nos estudos atuais desenvolvidos no Conservatoire Nacional des Arts et Métiers, CNAM, Paris, no Département d’Études Psychanalytiques, Université Paris Cité, Diderot, e da Université Côte d’Azur, Nice.
Desde 2009, o IBRACT, antes conhecido como Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador (GEPSAT), tem realizado inúmeros trabalhos no Distrito Federal e em outros estados do Brasil em organizações do setor público e privado, organizações sindicais e associativas, hospitais, universidades entre outros. Participam da equipe IBRACT professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes campos do saber